Palestrantes

Gestão democrática da educação

PALESTRANTE: Cezar Miola

CURRÍCULO: Preside o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). É conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Jurídicas, é pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito e Políticas Públicas.


Os Desafios do Financiamento da Educação

PALESTRANTE: José Marcelino de Rezende Pinto

CURRÍCULO: Professor titular da Universidade de São Paulo. Licenciado em física e bacharel em direito pela USP, com mestrado e doutorado em educação pela Unicamp. Tem experiência na área de política e gestão educacional com ênfase em financiamento da educação e regime federativo. Ex-presidente da Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação) e atual editor da Revista Fineduca. Foi diretor do INEP (2003) e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto (2008-10).


A consolidação do Programa Na Ponta do Lápis e o incremento no controle social

PALESTRANTE: Naila Garcia Mourthé

CURRÍCULO: É advogada, graduada em Pedagogia, especialista em Orientação Educacional e Literatura Espanhola. Dedicou-se à Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica no Ensino Fundamental e Médio por mais de 30 anos. Foi professora de Língua Espanhola, coautora de livros didáticos e formadora de novos professores. Contribuiu na concepção e vem coordenando o Programa Na Ponta do Lápis desde 2017. Atualmente é diretora da Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo do TCE-MG.


Lupa de Minas

PALESTRANTE: Paulo Vicente Guimarães Silva

CURRÍCULO: Engenheiro civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, é Pós-graduado em Análise de Sistemas de Processamento de Dados pela FUMEC, em Controle Externo pela PUCMINAS e em Direito Público Municipal pela UNIFENAS.


SIOPE: Monitorando a aplicação dos recursos da Educação e o seu correto preenchimento

PALESTRANTE: Ulisses Anacleto Pereira Orlando

CURRÍCULO: Servidor Público Federal ¿ Lotado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ¿ FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
Formado em Administração de Empresas, possui Pós graduação em Políticas públicas. Há 20 anos atua na área de Tecnologia da Informação desenvolvendo e gerenciando projetos da área da Educação e Saúde. Desde 2009 no SIOPE, atua como Chefe da Divisão de Operacionalização do SIOPE do FNDE.


Financiamento da educação pública básica no Brasil

PALESTRANTE: Cristina Andrade Melo

CURRÍCULO: Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestre em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais.


Projeto CGE Presente

PALESTRANTE: Carlos Humberto Ornelas Oliveira

CURRÍCULO: Auditor Interno, graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com Residência em Saúde da Família pela UNIMONTES e Especialização em Gestão de Tecnologias em Saúde pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais. Faz parte do corpo técnico da Superintendência Central de Fiscalização e Contratações e de Transferências de Recursos da Auditoria-Geral do Estado de Minas Gerais.


Projeto CGE Presente

PALESTRANTE: Dandara Bispo Pimenta

CURRÍCULO: Auditora Interna, graduada em Gestão Pública e especialista em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior pela Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do corpo técnico da Superintendência Central de Fiscalização e Contratações e de Transferências de Recursos da Auditoria-Geral do Estado de Minas Gerais.


Auditorias Operacionais na Educação e seus resultados

PALESTRANTE: Ryan Brwnner Lima Pereira

CURRÍCULO: Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Controle Externo da Gestão Pública Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista em Direito Público: Controle de Contas, Transparência e Responsabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Coordenador de Auditoria Operacional (TCEMG).


Despesas com Educação

PALESTRANTE: Ana Elisa de Oliveira

CURRÍCULO: Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNA. Especialista em Controle Externo e Contabilidade e Finanças Públicas pela PUC Minas. Palestrante nas áreas de educação, Fundeb, gastos com pessoal e agentes políticos. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa para o Controle Externo. Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.